Notícias
Administração para aprimorar a forma de gerir pessoas e negócios
O título revela qual foi o motivo de Cícero Eduardo de Sousa ter escolhido cursar Administração. Para ele, a escolha superou suas expectativas
“O aluno indicado promete ser um grande administrador no futuro, pois detém várias características do empreendedor. É comunicativo, bem relacionado e de confiança. É um aluno esforçado e dedicado, que busca sempre novos conhecimentos. Pesquisa muito, não se conforma com a primeira resposta e quer sempre saber mais. Essas e outras características me permitem indicá-lo como um promissor administrador no futuro”, comenta o professor Marcos Ferasso, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sobre o estudante Cícero Eduardo de Sousa.
Com essa indicação, o aluno – que hoje está com 20 anos e cursa o 5º período de Administração na própria UFPI – foi o escolhido para ser o Administrador do Futuro desta edição. Músico e jogador de futsal nas horas vagas, Eduardo já apresentou trabalhos em seminários de iniciação científica, lidera um grupo que desenvolve atividades para os outros alunos do curso e é o nome mais cogitado para a presidência do Centro Acadêmico de Administração da instituição. Toda sua dedicação aos estudos e aplicação em aprender fazem com que ele tenha mais chance de escolher e acertar os seus caminhos profissionais.
Porque escolheu o curso de Administração? Era aquilo que imaginava?
Escolhi estudar Administração por entender que poderia, de alguma maneira, contribuir para aprimorar a forma de gerir pessoas e negócios. Não era o que eu imaginava, superou muito as minhas expectativas.
O professor Marcos Ferasso disse que você não se conforma com a primeira resposta e quer sempre saber mais. Para você, qual é a importância dessa característica? Você acredita que esse fator é o grande combustível da evolução e das mudanças na sociedade?
Acredito que sim. Se olharmos para os problemas de maneira mais analítica, certamente conseguiremos encontrar as soluções. Quando estamos apoiados no conhecimento e podemos aplicá-lo de forma holística, é mais fácil implementar mudanças. Concordo que a obtenção do conhecimento e o uso dele para fins específicos são de suma importância para a evolução e as transformações sociais. Tudo está mudando o tempo todo. Por isso, devemos sempre nos atualizar e buscar as respostas que possam solucionar as infindáveis questões com as quais nos deparamos diariamente.
Mas como fazer isso? Você acha que existe um caminho ideal?
Isso fica mais fácil quando procuramos solucionar os problemas de forma interdisciplinar, analisando as possíveis causas e aplicando conceitos de todas as áreas do conhecimento que envolvem a Administração – como, por exemplo, a Psicologia, a Sociologia, a Economia e as teorias administrativas, tendo em vista a perfeita harmonia entre elas.
Muito se fala em liderança e, de certa forma, você pleiteia um cargo do tipo no curso. Em sua opinião, o que é essencial para ser um bom líder?
Acredito que ser um bom líder é, antes de mais nada, saber ouvir, motivar e fazer com que os seus colaboradores possam dar o melhor de si. A partir do momento em que você cria um ambiente favorável ao diálogo, as coisas começam a fluir. Há nisso ares de democracia e as pessoas gostam de serem ouvidas. Dessa forma, passam a se sentir valorizadas e mais propensas a melhor desempenhar suas atividades. Em suma, liderar é inspirar!
Em breve você estará formado. Quais serão os seus próximos passos e como você espera ser quando atuar no mercado?
Primeiramente, pretendo pleitear uma bolsa de estudos para fazer MBA (Master in Business Administration) nas principais universidades do mundo, com foco nas norte-americanas e londrinas. No mercado, me vejo como um profissional altamente criativo, dinâmico e que inspira sinergia, sempre pronto para aprender e realizar mais.